terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011

Esse mês faço um balanço para você torcedor que nos acompanha todos os meses aqui nesse Mundo Esportivo, começo falando do ano desastroso do no futebol, Baraúnas e Potiguar fizeram um péssimo campeonato estadual deixando os torcedores de ambas as equipes desiludidos com o futebol da nossa terra, e no fim teve que assistir o Santa Cruz-RN perder o título para o ABC. Os times da capital tiveram missões bem diferentes o América entrou na Série C do campeonato brasileiro bastante pressionado, pois a diretoria alvirrubra queria o acesso a todo custo, o objetivo foi alcançado e o time americano foi batizado de Rei do acesso. O ABC disputou a série B, começou o campeonato obtendo bons resultados, mas logo voltou para sua realidade, brigar para se manter com um time bastante irregular e com idas e vindas do seu treinador Leandro Campos o Mais Querido conseguiu ficar na Série B. O Santa Cruz-RN honrou sua camisa na Série D, caiu em grupo com Santa Cruz-PE, Guarani de Juazeiro-CE e Alecrim, o tricolor do Inharé conseguiu sua classificação sendo o segundo do grupo ficando atrás somente do grande Santa de Pernambuco, na segunda fase mediu forças com o Treze-PB perdendo a disputa e dando adeus ao campeonato.
Já no futebol nacional os clubes mediam forças desde janeiro quando tentavam obter as melhores contratações do mercado da bola, Flamengo, Grêmio e Palmeiras entrou em disputa por Ronaldinho Gaúcho que em baixa no Milan-ITA queria retornar ao seu país, o Mengão levou a melhor e apaixonada torcida fez uma linda festa para recepcionar o dentuço. O mês de fevereiro foi marcado pelas despedidas, primeiro Ronaldo Fenômeno que depois da eliminação do seu time o Corinthians na pré-libertadores para o Tolima-COL resolveu pendurar as chuteiras e seguir carreira como empresário. No Fluminense que se despediu dos gramados foi Washington batizado de Coração valente pela torcida chorou bastante abraçado com suas filhas, outro grande nome que também deixou os gramados foi um dos maiores ídolos do Boca Juniors o atacante Palermo.
A Seleção brasileira entrou em campo pela Copa América e decepcionou o seu povo, com um futebol medíocre caiu diante do Paraguai na disputa de pênaltis os jogadores do Brasil conseguiram perder todas ás quatro cobranças, esse campeonato marcou a volta por cima da grande seleção do Uruguay que se sagrou campeão.
Em março Muricy Ramalho pede para sair do Fluminense e abandona o barco com Copa Libertadores em andamento, o tricolor consegue a classificação de forma heróica para a próxima fase.
As grandes contratações feitas por Corinthians e São Paulo em abril, fracassaram e passaram o ano praticamente no estaleiro, Adriano pelo lado alvinegro e Luís Fabiano no tricolor ainda não mostraram o verdadeiro potencial que a torcida espera.
Maio foi marcado pela queda das equipes brasileiras na Libertadores Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Internacional caíram para o Libertad-PAR, Once Caldas-COL, Universidad do Chile, Peñarol-URU respectivamente.
Logo no início de junho o Santos sagrou-se campeão da América, com todo o brilhantismo de Neymar e Cia. O peixe conseguiu vencer na final o Peñarol-URU e conseguiu seu terceiro título da competição continental e uma vaga para disputar o campeonato Mundial em dezembro. O mês foi muito bom para equipe do Vasco da Gama que venceu o Coritiba na final da Copa do Brasil e voltou a mostrar sua grandeza no cenário nacional, titulo esse que também empolgou o time a fazer um ótimo campeonato brasileiro.
Julho foi marcado pela grande exibição de Santos x Flamengo em jogo válido pelo o brasileirão, em noite de Neymar e Borges no lado do time da baixada santista e Ronaldinho, Tiago Neves e Felipe no lado rubro negro, o espetáculo ficou garantido em alto nível, melhor para o Fla que venceu o jogo por 5x4.
Em agosto o Vasco da Gama recebeu um duro golpe, o treinador Ricardo Gomes tem um AVE durante o clássico Flamengo e Vasco, o grupo cruzmaltino se une e em homenagem ao treinador que ficou de fora do resto do campeonato brigam até a ultima rodada pelo o título.
Em novembro á valorização do mercado brasileiro é confirmada com o “fico” de Neymar, maior promessa e maior salário do futebol canarinho. Na série B a Portuguesa foi absoluta, seguida por Náutico, Ponte Preta e Sport retornaram a elite do futebol. Em Dezembro o Corinthians é campeão da série A, em campeonato que mais pareceu uma corrida maluca, por conta das varias surpresas que aconteciam a todo momento e da indefinição até ultima rodada, time mosqueteiro o mais regular dentro da competição não deu chances para o azar e comemorou o título no mesmo dia em que um dos maiores ídolos de sua história faleceu o eterno camisa 8 Sócrates.

Messi na cabeça
Pela terceira vez consecutiva o argentino Messi venceu a premiação de melhor jogador do mundo, desbancando o português Cristiano Ronaldo e seu companheiro de time Xavi. Neymar faturou o prêmio do gol mais bonito do ano, que aconteceu diante do Flamengo no Campeonato Brasileiro.

Potiguar e Baraúnas
As equipes de Mossoró estréiam domingo no Campeonato Estadual, o Potiguar joga fora de casa contra o Corintians de Caicó e o Baraúnas recebe o todo favorito ABC no Nogueirão, os preços dos ingressos talvez afaste muitos torcedores a diretoria do time príncipe vai cobrar 24,00 R$ e a do Leão 20,00 R$ preços bastante abusivos no meu ponto de vista, para equipes que ainda nem mostraram seus verdadeiros valores aos torcedores! 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário